Como entender o DRE

Trustcode , Danimar Ribeiro

Entendendo o DRE com o Odoo

A Demonstração do Resultado do Exercício (também conhecida por DRE) é uma síntese financeira das receitas e gastos de uma empresa em determinado período, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e despesas devem ser incluídas no período que ocorrem).

Ela oferece uma visão importante para os empresários analisarem, de forma estruturada, a evolução de suas contas, podendo tomar decisões para o melhor andamento – e lucratividade – de suas operações.

Temos abaixo um modelo simplificado de DRE.

 

Este modelo vem configurado de uma maneira um pouco diferente no Odoo. Veja abaixo o modelo mais simples possível que podemos gerar no Odoo.

















No Odoo temos o DRE sendo chamado de Relatório de Lucros e Perdas, podendo ser localizado no menu Contabilidade -> Relatório PDF.

Podemos ver os grandes grupos de agregação que compõe nosso modelo principal (RECEITAS - DESPESAS - CUSTOS = SALDO).


  • Flexibilidade do Odoo

Os relatórios podem ser modificados conforme a empresa está mais acostumada a usar e conforme suas necessidades, no exemplo abaixo fizemos algumas modificações melhorando a visualização e adicionamos também a conta de depreciação na visualização e também o Lucro do período.
























A complexidade do DRE vai depender do nível de detalhes que sua empresa possuí.

Exemplificando com o DRE acima podemos identificar que a empresa possui como maior receita a venda de mercadorias. Tivemos neste período vendas no valor de 106 mil reais, e compras para revender de 34 mil reais. Obtendo um lucro no período de aproximadamente 84 mil reais.

Para que você consiga ter um DRE compatível com sua empresa é extremamente necessário configurar corretamente seu PLANO DE CONTAS,  sem ele não é possível ter dados consistentes. Além de bem configurado os seus funcionários devem ter o domínio do mesmo para que os lançamentos contábeis sejam feitos na conta correta.

 


Deixe um comentário

Você deve ser conectado para postar um comentário.