Ativação de Boletos Bancários

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A integração bancária é uma função no Odoo que permite que o cliente possa gerar Boletos para pagamento junto ao banco. Posteriormente, a partir de um arquivo de retorno gerado pela integração com o banco, é possível conciliar o pagamento do cliente no sistema. A integração bancária é uma facilidade de pagamento proporcionada pelo sistema e um controle financeiro dos pagamentos referentes as faturas geradas.

Módulos: Depende da instalação dos seguintes módulos: br_boleto e br_cnab

Informações Importantes

Antes de iniciar a configuração, é necessário que você possua uma carteira de cobrança contratada junto ao banco para permitir que sua conta bancária receba pagamentos por boleto.

Confira com o gerente de sua conta os dados necessários (agência, conta, convênio...) além dos valores de tarifas e despesas referente à sua carteira.

Ao final da configuração será obrigatória a homologação dos boletos, portanto verifique como realizar este processo junto ao banco.

ão nos responsabilizamos por erros nos dados da configuração que impliquem em problemas de recebimento ou gastos junto ao banco.

Observação!
Lembre que a configuração é por Conta Bancária e não por banco, ou seja, você pode ter duas contas bancárias do mesmo banco com integração ou duas contas bancárias para dois bancos diferentes, por exemplo.

Configurações Específicas por Banco






  1. Após instalado os módulos acima, você já está habilitado para configurar as informações bancárias do cliente.


  • Para isso vá “Faturamento/Contabilidade -> Configuração -> Administração -> Payment Modes” e crie um modo de pagamento para o boleto, conforme:








  • Após criado, você deverá preencher as informações bancárias dentro dessa configuração para que seja criado o “modo de pagamento” para o boleto, conforme:




  • Para cada um dos campos, você deverá preencher da seguinte forma:


  • NAME: Coloque o nome “Boleto” e a qual banco ele se refere:





  • BANK ACCOUNT: Esse campo representa as informações da conta bancária. Você deverá criar uma de acordo com as informações enviadas pelo cliente:




*Por fim, salve as alterações e selecione a conta bancária n o modo de pagamento!


  • BOLETO: Esse campo é a configuração interna do boleto para validação junto ao banco, você deverá selecionar para o banco no qual a conta bancária se refere:



  • SEQ. DO NOSSO NÚMERO: Essa sequência é a numeração de registro do boleto, você deverá criar uma para o modo de pagamento:




*Por fim, salve e selecione essa sequência na configuração!


  • CARTEIRA: Esse campo é referente ao número da carteira referente a conta bancária do banco, você deverá preencher conforme:





  • CÓDIGO DE CONVÊNIO: Esse campo se refere a um código no boleto, você deverá preencher conforme:





  • JUROS E MULTAS: Esse campo é referente às informações de multas e juros que são geradas no CNAB, e posteriormente, atualizadas no valor da segunda via de boleto. Você deverá preencher conforme:



EXEMPLO DA CONFIGURAÇÃO DO MODO DE PAGAMENTO POR BANCO:*BRADESCO


Captura de tela de 2016-10-21 17-23-43.png

Captura de tela de 2016-10-21 17-24-11.png


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  1. Após criado o “Modo de pagamento” é preciso criar um diário do tipo “banco” para que seja conciliado os futuros extrato de retorno importados para o Odoo.


  • Por padrão ao criar uma base com módulo financeiro já existe um diário desse tipo. Vá em “Faturamento -> Configurações -> Contabilidade -> Diários” e depois preencha o diário “BANK” (Nome padrão) ou “Banco”  com as seguintes informações:


  • NOME DO DIARIO: Nome do banco no qual a conta se refere.


  • TIPO: Tipo de diário, no caso, “Banco”.


  • CÓDIGO ABREVIADO: Código a ser utilizado no registro, no caso, pode deixar o padrão “BNK1”. Caso já possua um BNK1, coloque uma numeração acima.


  • PRÓXIMO NÚMERO: Número que será usado para sequência de registro.


  • CONTA DE DÉBITO E CRÉDITO PADRÃO: Contas no qual serão direcionadas os  tipos de lançamentos, você deverá preencher com uma conta com código do tipo banco. Caso não exista uma conta do tipo “banco” disponível, crie uma colocando com “código do banco já existente +1”, nome do banco X e o tipo como “Banco e Caixa”.



  • Ainda na configuração no diário, vá na aba “Conta bancária” e apenas configure o campo abaixo que o mesmo irá preencher os outros campos automáticamente, conforme:


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  1. Configurado o diário para o banco, agora você já pode gerar a primeira etapa de testes de validação junto ao banco. Nessa etapa será validado o CNAB de remessa e o layout do boleto junto ao banco, em modo teste. Você deverá gerar esses dois documentos e enviar para o cliente validar junto ao banco no qual está ocorrendo a integração bancária.



  • Para gerar esses documentos, vá em “Faturas de Clientes” (no módulo de Contabilidade/Faturamento) e crie uma fatura “teste”. Você precisará de apenas algumas informações, conforme:


  • CLIENTE: Caso já não existe, crie um cliente “Trustcode” com todas as informações necessárias para validar a fatura (Endereço completo, CNPJ, configurar como Empresa e Nome);


  • MODO DE PAGAMENTO: Preencher com o modo de pagamento que você criou. É esse campo que habilita a geração do boleto e do CNAB!


  • PRODUTO: Caso não existe um produto, crie um produto “teste” com todas as informações necessárias (ICMS, IPI, PIS e COFINS). Para o produto “teste” coloque o seu valor simbólico de R$ 1,01.



* Por fim, “Salve” e “Valide” a fatura!

  • Após salvo e validado corretamente a fatura, será habilitado no canto superior direito um botão chamado “Gerar Boleto”. Clique nesse botão que irá ser gerado o layout do boleto que será enviado para o cliente, conforme:




*Separe esse layout do boleto para ser enviado em um único e-mail junto ao CNAB, como será explicado mais à frente!



  • Gerado o layout do boleto, agora você deverá gerar o CNAB de remessa. Para isso vá em “ Receber e Pagar -> Ordens de Cobrança” e escolha a ordem de cobrança que você gerou a partir da fatura (ela deverá estar com sua situação “RASCUNHO”.


  • Dentro da ordem de cobrança, você agora deverá gerar  o CNAB de remessa. Para isso é só clicar no botão “Gerar CNAB” que irá disponibilizar o arquivo para download no campo “CNAB File”, conforme:





*Por fim, baixe o documento ”.REM” e separe-o para enviar para o cliente!









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  1. Após ter gerado o CNAB de remessa e o layout do boleto, você deverá enviar esses documentos para o cliente validar junto ao banco, conforme exemplo:




*Por fim, espere e sempre recobre o cliente até que o CNAB e o layout estejam ok.



  • Caso o cliente retorne com algum erro na validação do CNAB, apenas repasse a correção para o desenvolvimento. Com a correção atualizada na base do cliente, gere de novo o CNAB e o layout para o cliente validar  junto ao banco.



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  1. Após a confirmação da validação junto ao banco (em modo teste), você deverá repetir o processo de validação de novo (ou utilizar o mesmo documento gerado anteriormente, caso a data de vencimento ainda esteja vigente) em modo produção, onde o boleto e CNAB serão enviados e registrados oficialmente.




  • Posteriormente, o cliente deverá efetuar o PAGAMENTO desse boleto (que estará no nome da Trustcode, caso haja algum problema) para que seja gerado o arquivo de RETORNO.



  • Por fim, você deverá solicitar que esse arquivo de retorno seja baixado pelo cliente (via internet banking) e enviado para você, conforme:





*Por fim, o cliente irá lhe retornar com o arquivo de retorno para a importação.

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  1. Após o recebimento do arquivo de retorno (.RET), você terá que importá-lo no Odoo para que seja feita a conciliação bancária com as faturas em aberto (emitidas com boleto).


  • Para isso vá em “Contabilidade/Faturamento -> Painel” e clique em “Importar Extrato” dentro do diário do banco no qual se refere o extrato (.RET).



  • Dentro da ação de importação do extrato configure da seguinte maneira:


  • FORÇAR FORMATO: Aplique a configuração forçar formato para que seja aplicado corretamente;


  • FORMATO DO ARQUIVO: Escolha a opção “Cobrança CNAB 240”;


  • FAÇA UPLOAD DE SEU ARQUIVO: Coloque em anexo o arquivo de retorno (.RET) que o cliente lhe enviou.




*Por fim, clique em importar que o arquivo de retorno será incorporado ao sistema!



  • Caso haja algum erro na importação do CNAB de retorno, apenas repasse a correção para o desenvolvimento. Com a correção atualizada na base do cliente, importe novamente o CNAB de Retorno no sistema.


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FIM!



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