Cadastrando Contatos no Odoo

265 visualizações

Ao criar um contato é preciso que todas as informações do mesmo estejam corretamente preenchidas, pois o Odoo é um software integrado, fazendo com que uma informação errada leve a um efeito cascata.

Criando um contato

No módulo contatos clique em Criar. Ao adicionar um novo contato você será direcionado para pagina a baixo, nela você deve preencher todas as informações necessárias (Nome, CNPJ/CPF, Endereço, Telefone, E-mail, etc).

Note que você pode escolher marcar se o seu novo contato é Individual ou uma Empresa, ao selecionar a opção de Empresa o Odoo irá lhe permitir criar contatos associados a esta Empresa (Subcontatos). A seguir você deve preencher a Razão Social e o CNPJ.

Importante!
Ao selecionar o idioma todos os documentos, e-mails automáticos e relatórios impressos, como faturas, cotações, etc, serão geradas com o idioma selecionado.

 

Na aba Anotações Internas é possível deixar um nota ou fazer um aviso no pedido de Vendas para esse contato.


Na aba Compras e Vendas você pode marcar se seu novo contato é um Cliente ou Fornecedor, se esse campo for habilitado incorretamente, ao criar uma nova fatura ou cotação e escrever o nome desejado, o mesmo não irá aparecer. Também é importante cadastrar as contas de pagamento corretamente para que não tenham erros nas faturas geradas referentes a ele.


Na aba Contabilidade você pode deixar pré-determinado as condições de pagamento do cliente, do fornecedor e a posição fiscal do mesmo.

Modos de adicionar um contato ao sistema

Você pode adicionar um contato pelo módulo de Faturamento - Clientes ou Faturamento - Fornecedores e clicar em CRIAR.

Outra maneira de adicionar um novo contato é pelo CRM, para isso basta seguir CRM - Clientes - CRIAR.

NOTA
Os contatos são como uma grande lista que pode ser acessada de vários pontos, note que ao entrar em uma das páginas citadas a cima a URL irá conter sempre "res.partner" esse é o nome dessa grande lista, então, quando for registrar um novo contato repare se esse "título" aparece na sua URL, assim você saberá que esta cadastrando no lugar certo.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte