Como ajustar preços de contratos anualmente?

sale_subscription_fields: Módulo desenvolvido para realizar ajustes nos preços das Assinaturas do Odoo. Pode ser utilizado em diversos casos para corrigir os valores anualmente dos índices IGPM ou IPCA, por exemplo.

Modificações nas Assinaturas

Este módulo adiciona o campo monetary_ratio_id no formulário de uma Assinatura, onde é possível selecionar qual será o ajuste de preços daquele contrato específico.

Existe uma Ação Agendada que é executada todos os dias que analisa a Data Final do Assinatura. Sempre que a data final for atingida, a ação agendada irá ajustar o valor dos itens em contrato com base no índice do contrato.

Campo Índice Monetário em uma Assinatura

Ação Agendada para reajustar os preços das Assinaturas

Cadastro de um Índice Monetário

O cadastro de um novo índice pode ser feito em uma assinatura ou através do menu Faturamento ‣ Configurações ‣ Contabilidade ‣ Índice de Subscrição de Vendas.

A visão de formulário do índice apresenta apenas o Índice de Ajuste Atual que será utilizada para ajustar os preços dos contratos e um botão Taxas, onde é possível ajustar os valores para datas futuras. 

Quando a Data Final do contrato ultrapassar a Data do cadastro das taxas do índice de ajuste, a assinatura terá seus valores atualizados no valor do Índice de Ajuste Atual.

Formulário de um índice monetário

Taxas dentro de um índice monetário

Testando as configurações

Para testar o funcionamento basta criarmos um novo índice monetário e vincular um índice de ajuste a uma data no passado. Deste modo o campo Índice de Ajuste Atual mostrará a percentagem do próximo ajuste. Segundo, precisamos vincular este índice monetário a uma assinatura existente e também ajustar a data final da assinatura. 

Importante!
Os valores são ajustados após a execução da ação agendada Subscrição de Venda: Reajuste de Subscrição apenas nas assinaturas que atingirem sua Data Final. Após o ajuste do preços a Data Final é atualizada em 12 meses. 

Após o ajuste de uma assinatura o sistema automaticamente registra nas mensagens a atualização do valor recorrente, qual o índice aplicado e a qual foi o ajuste na data final do contrato.

Histórico de ajustes registrados na assinatura


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte