Como controlar tempo e custo dos projetos

TarefasProjetosPlanilha de HorasCusto
Dentro do Odoo, você consegue contabilizar custos sobre projetos, baseado, nas horas gastas por seus funcionários em cada tarefa vinculada.

Configuração

Para esse tipo de função, você precisa instalar o módulo de Vendas, Projetos e o addon Registro de Horas de Vendas.

Definindo um custo por funcionário

Primeiro de tudo, é necessário que seja definido um custo/hora dos funcionários que irão registrar horas dentro dos projetos.

Para isso, entre no módulo de Funcionários, selecione o(s) funcionário(s) que gostaria de definir um custo, acesse a aba Configurações de RH e preencha o campo Custo do Quadro de Horários.

Defina um custo/hora para seu funcionário.

Configurando o módulo de Projetos

Posteriormente, você também deverá habilitar a configuração Planilha de Horas, dentro do módulo de Projetos, para que seja permitido registrar horas.

Marque a opção planilha dehoras.

Habilitando um produto como projeto

É interessante que o cadastro do produto possua uma configuração que crie a integração ao módulo de Projetos, assim o projeto terá um valor contratado como parâmetro aos custos alocados na planilha de horas.

Assim ao ser confirmada um cotação será criado automaticamente um projeto com um preço total vendido.

Importante!
Lembrando que essa funcionalidade não é obrigatória para que seja gerado o custo em si do projeto, apenas para que posteriormente possa ser calculado um saldo do que quanto foi vendido, menos o quanto custou na prática o projeto.

Configure seu produto para que seja criado um projeto vinculado a venda.

Valor do projeto confirmado.

Importante!
Caso não conheça como funciona a integração entre o módulo de Vendas e o de Projetos, acesse esse manual sobre como criar projetos vinculados a cotações.

Marcando a planilha de horas

Com o projeto criado e conforme seu andamento for sendo apontado com horas realizadas em tarefas, o Odoo irá calcular automaticamente (a partir do custo/hora definido por funcionário) o custo total que o projeto tem tido.

Para computar sua planilha de horas, você pode acessar a tarefa vinculada ao projeto e a pessoa responsável pode incluir quantas horas foram gastas.

Marcando horas na planilha

Conforme o andamento do projeto, o usuário com permissão de Gerente consegue acessar pelo menu Overview quantas horas cada funcionário gastou no projeto, assim como resultado do Custo/Hora total.

Painel para visualizar custo x projeto.


Trustcode, Bruno Teles
Categoria Projetos Versão 0 Última atualização em 09/05/2020 04:05:12