Como emitir boletos pelo Odoo?

Financeiro boletos CNAB de Cobrança 1299 visualizações

A funcionalidade de emissão de boleto e CNAB 240 no Odoo visa facilitar o controle de suas cobranças aos seus clientes. A integração bancária permite agregar valor a sua cadeia de faturamento, criando desde vínculos entre fatura e boleto, até mesmo conciliações bancárias automáticas por meio de importação dos arquivos de retorno, que são baixados via internet banking e atualizados dentro do Odoo.

Fluxo de etapas para emissão e importação de boleto.

Configuração

Inicialmente é necessário já possuir, cadastrado e configurado, um Modo de Pagamento para que seja possível gerar o arquivo CNAB 240, assim como o layout do boleto para envio ao cliente.

Importante!
Caso não possua um Modo de Pagamento e não saiba como fazer essa configuração, acesse este manual

Criando um boleto vinculado a fatura

Para gerar o boleto é necessário criar uma fatura que a referencie, pois esse documento servirá de espelho para as informações que serão criadas tanto no arquivo de remessa quanto para o layout do boleto.

Para tanto, vá em Faturamento ‣ Faturas de Clientes e crie uma fatura (conforme imagem abaixo) preenchendo com alguns informações como: Cliente; Data de Vencimento; Itens com valores; e principalmente, Modo de Pagamento.

Exemplo de uma fatura configurada para geração de boleto.

Posteriormente, valide a fatura que será disponibilizado o botão Gerar Boleto para que seja gerado (pelo Odoo) o layout do boleto e a inclusão automática desse CNAB específico em um arquivo de remessa, a partir das informações centralizadas na fatura, conforme abaixo.

Validação de fatura e geração de boleto.

Retirando o arquivo de remessa para envio

Com a fatura validada e o boleto gerado, o Odoo envia as informações de CNAB para um lote em aberto. Para verificar esse lote, acesse em Faturamento ‣ Conselheiro ‣ Automação de Pagamento ‣ Ordens de Cobrança.

Nesse menu é possível visualizar todos arquivos de remessa que são criados no sistema. Toda vez que você validar uma fatura com um Modo de Pagamento, o Odoo armazenará esse CNAB em um lote que permancerá em Rascunho até que seja fechado para envio (conforme exemplo abaixo). 

Ordem de cobrança em aberto.

Para fechar o lote para envio e registro junto ao banco, na mesma tela acima, selecione o lote que está em situação Rascunho e depois clique em Gerar CNAB. Isso fará com que o Odoo feche o lote e crie um arquivo.REM, disponibilizando-o no campo CNAB File para que seja salvo no seu local de trabalho.

Criando o arquivo de remessa.

Dica importante!
É interessante que a sua empresa defina um processo periódico para o envio dos lotes com os CNABs, como por exemplo, fechar o lote para envio diariamente ao final do expediente. Afinal, caso esqueça de enviar e registrar o lote junto ao banco, seu cliente não conseguirá pagar o boleto! 

Importando o arquivo de retorno para baixa automática

Após o envio do arquivo de remessa via internet banking, eventualmente o banco irá disponibilizar o arquivo de retorno para que seja finalizada a conciliação bancária automática dentro do Odoo.

Antes de efetivamente efetuar essa importação são necessárias duas configurações previas, conforme a seguir.

Configurando juros, multas e taxas bancárias

A primeira delas é a configuração de contas contábeis pré-cadastradas para tratar de algumas eventuais situações no arquivo  de retorno.

Caso algum cliente tenha pago o boleto em atraso, o Odoo irá redirecionar para uma conta contábil especial com o valor de juros/multas pago pelo seu cliente. Além disso, o Odoo também contabiliza as taxas bancárias cobradas pelo seu banco.

Para isso, vá em Faturamento ‣ Configuração ‣ Configurações e procure pelos campos abaixo.

Configure contas contábeis para lançamento de juros e taxas bancárias

Configurando diário para importação do arquivo

A segunda configuração é habilitar a importação de arquivo como baixa automática no diário referente ao seu CNAB de Cobrança.

Para isso, entre nas Configurações do seu diário e marque a opção "Importar Arquivo", conforme abaixo.

Configure a importação dentro do seu diário banco.

Efetuando a importação do arquivo RET.

Realizadas as configurações acima, agora você pode importar o arquivo de retorno para dentro do Odoo.

Para efetuar essa importação, dentro do módulo de Faturamento, procure pelo seu diário banco e clique no botão Importar CNAB de Boletos.

Importando um arquivo RET.

Documentos criados e atualizados após a importação

Após a importação do arquivo, alguns documentos dentro do Odoo são criados e atualizados automaticamente:

Extrato de Pagamento

Para acessar o menu com os extratos gerados pela importação, vá em Faturamento ‣ Conselheiro ‣ Extratos de Pagamento. Algumas informações importantes que são geradas:


Data de Ocorrência: Caso seu cliente tenha efetuado o pagamento do boleto, a data de pagamento é importada.

Reference: Esse campo serve para referenciar a qual "Fatura" está vinculada ao boleto.

Juros/Multa: Valor de juros e multa.

Valor Tarifas: Valor da tarifa cobrada pelo banco.

Mensagem: Situação que foi retornada. No caso, a "Liquidação Normal" quer dizer que o boleto foi pago normalmente.

Item de Cobrança

O menu itens de cobrança é criado quando gerado o arquivo de remessa com o intuito de armazenar as informações do CNAB vinculado a fatura de forma isolada. Para acessar esse menu, vá em Faturamento ‣ Conselheiro ‣ Itens de Cobrança.


Após a importação do arquivo retorno, o Odoo atualiza esse registro com a situação no qual o CNAB se encontra no momento (No exemplo abaixo, o item foi atualizado como "Pago).


Fatura de Cliente
Outro documento que também é atualizado é a fatura vinculada ao CNAB importado, que após a importação passa a ter sua situação como "Pago" e baixado de forma automática pelo Odoo.


Abaixo é possível ver a referência da fatura no sistema e a informação criada com o valor pago do boleto e a data de ocorrência. 


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte