Criando uma Lista de Preços Personalizada

CotaçãoClientesPreços

As listas de Preço contém preços individuais para os produtos vendidos ou regras de descontos. Podemos escolher as listas de preços na criação de cotações ou podemos especificar no cadastro de alguns clientes. Mas primeiro, precisamos entender algumas configurações.

Configuração

Primeiro precisamos habilitar a configuração Múltiplos Preços de Venda por Artigo nas configurações do módulo de vendas Vendas ‣ Configuração ‣ Configurações ‣ Preços para permitir a criação das listas de preço.

Podemos escolher entre duas alternativas de configuração das listas de preço: Múltiplos preços por artigo Preços Calculados através de fórmulas. Cada uma destas opções possui configurações diferentes para as listas de preços.


1. Múltiplos preços por artigo

Se selecionada, esta opção permite definir diferentes preços para os produtos em cada uma das listas de preço através do cadastro dos produtos na aba de Vendas. Podemos acessar o catálogo de produtos em Vendas ‣ Catálogo ‣ Produtos.

Podemos escolher uma Lista de Preço, definir qual o Preço para o produto, a Quantidade Mínima que precisa ser comprada e podemos definir também uma data limite para este preço diferenciado. 

Os produtos que não possuem uma Lista de Preços específicas cadastradas utilizam o preço da aba Informações Gerais ‣ Preços de Venda para todas as cotações criadas.

Importante! Caso seja necessário visualizar quais os produtos que estão vinculados a uma lista de preços específica podemos habilitar a permissão Gerenciar Itens da Lista de Preços nas permissões do usuário. Com esta opção habilitada, é possível entrar em Vendas ‣ Catálogo ‣ Listas de Preço e dentro da lista de preços verificar quais os produtos afetados.

2. Preços Calculados através de fórmulas

Esta opção permite definir diferentes fórmulas para calcular o preço dos produtos. Podemos acessar as listas de preço em Vendas ‣ Catálogo ‣ Listas de Preço e definir as diferentes regras. As listas de preço não mais são escolhidas no cadastro dos produtos.

Agora as listas de preço possuem Itens da lista de preço

As listas de preço agora possuem Itens que funcionam como regras da lista de preço. Podemos escolher se esta regra aplica-se a um grupo de produtos ou apenas um específico, ou se é uma regra de descontos ou um preço fixo por exemplo.

  • Aplicar em
    Define quais os produtos ou conjunto de produtos que serão afetados por esta regra.

  • Cálculo de Preços
    Define como será o cálculo do novo preço, se será Preço Fixo ou uma Fórmula por exemplo.

  • Quantidade Mínima, Data de Inicio e Data Final
    Campos utilizados para delimitar a utilização da lista de preço. Apenas quando a quantidade vendida for maior que a Quantidade Mínima e quando a data da venda for anterior a data Final da lista de preço.

Permissões nas Listas de Preço

Algumas das configurações mostradas até agora podem ser realizadas apenas pelos usuários com perfis gerenciais no módulo de Vendas ou então que possuam algumas das permissões mostradas abaixo.

  • Gerenciar Itens da Lista de Preços
    Esta opção permite ao usuário verificar, editar e alterar os produtos e as regras de desconto que estão sendo utilizadas nas listas de preço.

  • Lista de Preços Sobre o Produto
    Esta opção permite a visualização das listas de preço vinculadas ao produto no cadastro do produto. Normalmente esta opção 

  • Lista de Preços de Venda
    Esta opção permite a visualização e utilização das listas de preço. Sempre que um usuário tem permissão no módulo de Vendas ele também terá permissão para visualizar as listas de preço.

Permissões de Usuário vinculadas as listas de preço


Trustcode, Luciano Giacomazzi
Categoria Vendas Versão 0 Última atualização em 08/05/2020 19:04:29