Manual para criação de modelo de e-mail

E-mail Modelos Edição 665 visualizações

Dentro do Odoo, existe a possibilidade de edição de modelos de e-mail para envio, sendo capaz de inserir informações geradas pelo sistema para municiar seu relacionamento com o cliente.

Configurando modelo

Parar criar um modelo de e-mail, primeiramente existem alguns campos essenciais a serem configurados, conforme:


Aplica-se: Esse campo serve para selecionar o modelo de documento que será habilitado para envio.

Selecione o modelo de e-mail.

Por exemplo...
Escolha o modelo Fatura para que seja possível selecionar o modelo no módulo de Faturamento.

Gerando campos automatizados

Com o Aplica-se configurado, o Odoo consegue localizar todos os campos selecionados dentro desse modelo de documento. Sendo assim, se você configurar o modelo de documento Fatura (por exemplo), o Odoo permitirá que você gere todos os campos desse modelo para que possam ser inseridos no corpo do e-mail.

Pela aba Gerador dinâmico de marcadores é possível puxar qualquer campo e traduzi-lo a uma expressão automática para que seja transformado em informação no seu modelo de e-mail.

Gerando expressão para inserir campos no corpo do e-mail.

Por exemplo...
Escolha o campo Total, caso queira puxar a informação do total da fatura e enviá-lo no corpo do e-mail.

Configuração de E-mail

Dentro dessa aba, você pode configurar remetentes, destinatários, copiar para um e-mail especifico (Cc) ou configurar um destinatário padrão. Apenas note que o Odoo utiliza do mesmo padrão de expressão para definir essas configurações, porém sem a necessidade de puxar os campos dentro do modelo de documento (Aplica-se).  

Configuração de e-mail.

Importante!
Caso deixe os campos De (remetente) e Para (destinatários) em branco, o Odoo irá utilizar o seu apelido de e-mail com o remetente e o e-mail dos seguidores do documento como destinatários.

Editando corpo do e-mail

Adiante, você pode preencher o corpo do e-mail com os campos automático gerados pelo Gerador Dinâmico , assim como editar o estilo do texto (como em Word) trocando fonte, tamanho, cores, etc.

Editando corpo do modelo de e-mail.

Edição em HTML

Caso possua conhecimento em HTML, também é possível alterar o corpo do e-mail utilizando dessa linguagem de programação. Para habilitar, apenas clique na opção abaixo.

Editando em linguagem HTML.

Pré-teste

Após finalizar a configuração do seu modelo de e-mail, você pode fazer uma visualização padrão de como o template irá ficar pré-configurado ao ser selecionado.

Teste de visualização.

Importante!
Caso exista alguma configuração ERRADA no corpo do e-mail, ao realizar o teste de visualização, o Odoo irá retornar com a tela em EM BRANCO.

Selecionando modelo para envio

Com seu modelo de e-mail definido e testado, agora você pode utilizá-lo para envio. Para isso, entre dentro do documento em questão configurado (configuração Aplica-se), clique em Enviar mensagem e depois no 

Selecionando modelo para enviar.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte