Módulo Rateio por Funcionários

FinanceiroRateio

Visão gera sobre o módulo: 
O Módulo de Rateio por Funcionários contempla recursos que permitem a divisão de um determinado lançamento contábil levando em consideração o número de funcionários por departamento.

Visão geral dos recursos:
Esse módulo permite o rateio de despesas entre os departamentos das empresa

Instalação: 
O módulo está disponível no repositório Trustcode Enterprise com o nome de analytic_partition_by_employee.
Este módulo tem dependência do Módulo Rateio entre Contas Analíticas analytic_account_partition

Odor CMS - uma imagem grande

Configurações

Além das funcionalidades já exemplificadas no Módulo de Rateio, o Módulo de Rateio por Funcionários permite novas configurações no cadastro da empresa e no cadastro dos funcionários.

Cadastro da Empresa: 
Fica disponível um campo no cadastro da empresa onde pode ser formalmente definidos os departamentos da empresa (departamentos são criados através do módulo de recursos humanos). Esta seleção permite a utilização destes departamentos para o rateio de despesas posteriormente.

Odor CMS - uma imagem grande

 Configuração de departamentos no cadastro da empresa.

Cadastro do Funcionário:
Dentro das informações do funcionário, ao se selecionar um departamento o sistema cria e vincula uma conta analítica com o nome do departamento e o nome da empresa, ex.: Vendas - Minha Empresa . 

Odor CMS - uma imagem grande

 Escolhendo departamentos no cadastro do funcionário, já é  vinculada uma conta analítica respectiva.

Caso exista alguma condição onde um mesmo funcionário estará presente no rateio de mais de uma empresa, é possível incluir outras contas analíticas para este funcionário manualmente.  O campo Contas Analíticas permite escolher outras contas levando em consideração o Departamento do Funcionário. Pode ser realizada a configuração do Peso das contas analíticas caso seja necessário.

Regra de Rateio por Funcionário

Ao realizar os cadastros dos departamentos na empresa e nos funcionários, o sistema cria automaticamente uma regra de rateio de contas analíticas levando em considerações as configurações anteriores.

A regra padrão é criada utilizando o método Por Funcionário e são adicionadas automaticamente as contas analíticas relacionadas aos departamentos no cadastro da empresa. Além disso, existe um campo denominado Percentual de Rateio que considera o número de funcionários alocados em cada departamento.

Odor CMS - uma imagem grande

Regra de Rateio criada para 'Minha Empresa'

Exemplo: Na regra acima, 66,67% da despesa vai ser alocada na conta analítica Produção e 33,34% vai ser alocada na conta Vendas. Este cálculo é realizado levando em consideração o número de funcionários no departamento Produção e o número de funcionários no departamento Vendas.

  Caso sejam adicionados funcionários ou departamentos e os mesmos não aparecem na regra de rateio, é possível atualizar o cálculo do percentual de rateio através do botão Atualizar.

Lançamentos em Documentos Fiscais

O lançamento de despesas utilizando as regras de rateio criadas anteriormente são realizados de maneira similar as vistas no manual Módulo de Rateio. Podem ser realizados através de Faturas, de entrada ou saída, ou por Recebimentos de Compra. Em qualquer uma dessas telas o campo Regra de Rateio poderá ser utilizado.

Trustcode , Luciano Giacomazzi
Categoria Módulos Trustcode Versão 1 Última atualização em 21/11/2018 12:40:19