Múltiplas Moedas

No Odoo, por padrão, utiliza-se somente uma moeda para movimentações financeiras. A opção de multimoedas é utilizada somente em casos que se deseja enviar cotações, faturas, ordens de compra e venda, além de realizar faturamentos e pagamentos em uma moeda diferente da moeda base.

Configurações

Primeiramente é necessário habilitar o emprego do multimoedas na base. Esta opção encontra-se no menu:  Faturamento ‣ Configuração ‣ Configurações ‣ Moedas e pode ser habilitada no checkbox Multi-Moedas, conforme imagem:

Habilitar Multi-Moedas

Após habilitado, aparecerão duas novas opções de configuração: Diários de Ganhos ou Perdas de Câmbio e Cálculo de Moeda Automático.

O primeiro campo será configurado com um diário. Esse diário será utilizado para lançar as diferenças de câmbio entre as datas de pagamento. O Diários de Ganhos ou Perdas de Câmbio visa manter as reconciliações acontecendo de forma correta mesmo com as flutuações de cambio. A configuração deve ser feita conforme vídeo abaixo: 

Diário de Ganhos ou Perdas de Câmbio

Já o campo Cálculo de Moeda Automático é utilizado para definir se - e quando - o valor de câmbio das moedas será atualizado. 

O campo Serviço determina qual será a referência para a taxa de câmbio.

Já o campo Intervalo determina quando a atualização será realizada. No caso de configurada uma opção diferente de Manualmente, na data em Next Run será realizada a próxima atualização automática. 

Observação
Se o objetivo for atualizar as taxas imediatamente, o botão de atualizar - ao lado da data - deve ser utilizado para isso.

Importante!
A atualização automática de moedas está disponível somente na versão Enterprise. Além disso, somente as moedas ativas têm a taxa de cambio atualizada automáticamente.

A ativação de mais moedas pode ser realizada de duas formas:

Clicando em  Ativar Outras Moedas abaixo do checkbox Multi-Moedas. O link encaminhará para uma lista de todas as moedas. Após, é necessário somente ativar a moeda desejada, conforme imagem.

A outra forma é acessar diretamente a lista de moedas, que pode ser encontrada em: Faturamento ‣ Configuração ‣ Contabilidade ‣ Moedas, por fim, é somente ativar:

Ativação de novas moedas

Se Manualmente for a configuração de Intervalo determinada, ou, se houver a necessidade de alteração manual da taxa, a alteração deve ser realizada no menu: Faturamento ‣ Configurações ‣ Contabilidade ‣ Moedas, após clicar na moeda a ser alterada, é possível atualizar a taxa conforme vídeo explicativo:


Alteração Manual de Taxas

É importante notar que a tela de visualização das moedas traz também as informações de última atualização - caso exista.

Importante!
Não é possível configurar mais de uma taxa para o mesmo dia. 

Onde encontrarei as alterações do Multi-Moedas?

Agora que a base está configurada para um ambiente Multi-Moedas todas as transações serão relacionadas à uma moeda, ou seja, em faturas, pagamentos, diários, contas, haverá sempre a necessidade de configurar qual a moeda utilizada para aquela transação. 

Multimoedas no pagamento

Importante!
No caso de contas e diários, a configuração de uma moeda implica que somente serão realizadas transações com aquela moeda. Caso não exista configuração de moeda, poderá ser realizadas movimentações com qualquer moeda.

Multimoedas no Diário


Além disso, na tela de Itens do Diário, aparecerá um novo campos, conforme Figura 7. Para acessar Itens do Diário o caminho é: Faturamento ‣ Conselheiro ‣ Lançamentos Contábeis ‣ Itens do Diário

Dado que o valor dos campos Débito e Crédito estarão sempre na moeda principal da base da base, o campo novo na tela é Moeda do Valor, nele aparecerá a quantia do lançamento na moeda em que foi realizado.  

 Multimoedas no Itens do Diário


Trustcode, Marina Godinho Domingues
Categoria Contabilidade Versão 0 Última atualização em 07/08/2019 17:06:59