Nota Fiscal Simples Remessa

572 visualizações

Descrição

A Nota Fiscal de simples remessa é um documento utilizado quando você transporta um produto/mercadoria para fora da sua empresa. Essa nota é para uma operação NÃO COMERCIAL de um estabelecimento para outro. Por exemplo, se você mover sua mercadoria de uma filial para outra se faz necessário a emissão de nota fiscal de remessa.

CFOP geralmente utilizada nessa operação é a 5949 / 6949 (dentro e fora do estado): "Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado".

Exemplo:
Caso, queira transferir algum bem de sua matriz para uma filial, mesmo que não seja uma operação comercial, é necessário que seja emitida uma nota fiscal de simples remessa.

Configuração

A configuração para a emissão de qualquer nota fiscal no sistema se dá pela Posição Fiscal que se encontra no menu Faturamento ‣ Configurações ‣ Contabilidade ‣ Posições Fiscais.

Para esse tipo de emissão, você deverá criar uma Posição Fiscal específica da seguinte forma.

Importante!
As informações abaixo servem para sinalizar como emitir a nota fiscal dentro do sistema, no entanto, as devidas informações contábeis e fiscais para sua emissão são de RESPONSABILIDADE DE SUA CONTABILIDADE.

Mapeamento de Contas

Antes de configurar as regras de impostos para a emissão da nota fiscal é necessário que seja configurado um diário que não faça movimentações financeiras dentro do sistema.

Para isso você deverá configurar um diário específico para esses lançamentos, podendo colocar o diário como "Faturas de Remessa" para enquadrar esses lançamentos.

Além disso, você terá de configurar uma conta contábil. Lembrando que é de responsabilidade da sua contabilidade fornecer o tipo de conta contábil correta para esse lançamento.

Os campos devem ser configurados na aba "Mapeamento de Contas", conforme:

 Configure um diário e uma conta contábil para os lançamentos.

Regra de ICMS

As regras de ICMS serão segmentadas entre operações "Dentro do Estado" e "Fora do Estado" conforme a localidade da sua empresa. A configuração é realizada da seguinte forma:

  

Imposto
EM BRANCO
CFOP
SIM
CST ICMS
SIM
CSOSN ICMS
*SIM, se for uma empresa do simples nacional.
Tipo produto
PRODUTO
Estados
DENTRO ESTADO = Selecionar estado em que a empresa está localizada.
FORA ESTADO = *EM BRANCO

Regra IPI

 

Imposto
EM BRANCO
CST IPI
SIM
Tipo produto
PRODUTO

Regra COFINS

 

Imposto
EM BRANCO
CST IPI
SIM
Tipo produto
PRODUTO

EXEMPLO

Abaixo está um exemplo da configuração de uma posição fiscal para emissão de nota fiscal de simples remessa de saída.

Exemplo de Posição Fiscal.

Exemplo de uma fatura de simples remessa.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte