Permissões no módulo de Contabilidade

O módulo de Contabilidade possui funções nativas de gerenciamento de acesso. Usa-se essas funções para determinar quais menus, campos e paginas os usuários podem ou não acessar, visualizar ou editar. 

Configurações

Para visualizar as configurações de cada usuário, é necessário acessar o menu: Configurações ‣ Utilizadores e Empresas ‣ Usuários

Nessa página será visível uma lista com todos os usuários existentes na base, conforme abaixo:

Lista dos usuários

Para editar as configurações do usuário, é preciso escolhê-lo clicando na linha referente. Após, aparecerá uma página com as informações do usuário escolhido. O campo referente ao que é tratado nesse documento é o campo Contabilidade e Finanças dentro de Permissões de Acesso.

Tal campo abre três opções para configuração, conforme mostrado na imagem:

Opções de permissão

As permissões são organizadas na ordem de mais restrita para menos restrita. Ou seja: a permissão Faturamento libera muito menos propriedades do que a permissão Gerenciador de Faturamento.

Os menus visíveis para cada uma das permissões podem ser vistos nas três imagens a seguir:

Menus do usuário com Faturamento

O usuário com permissão de Faturamento não tem permissão para visualizar o painel, não pode cadastrar objetos referentes à configurações, como modo de pagamento e posição fiscal. Esse usuário, por outro lado, pode gerar Faturas, Notas de Crédito e cadastrar Clientes e Fornecedores. Ou seja, estas são permissões de um usuário que irá somente operar o sistema com as informações e configurações já existentes.

Menus do usuário com Mostrar Todas as Funcionalidades de Contabilidade

O usuário com permissão de Todas as Funcionalidades de Contabilidade, em relação ao usuário anterior tem acesso a mais três menus, como pode ser visualizado na imagem acima. Esse usuário já possui permissão para Importar Pagamentos via CNAB e Importar CNAB de Boletos, criar configurações de modo de pagamento e posição fiscal. Além disso, esse usuário já pode gerar os relatórios referentes ao módulo de Faturamento.

Menus do usuário Gerenciador de Faturamento

O usuário que possui permissão de Gerenciador de Faturamento passa a ter todas as permissões referentes ao Módulo de Faturamento. Ou seja, além do já permitido ao usuário que associado à Todas as Funcionalidades de Contabilidade, esse usuário também possui o menu Conselheiro, adicionando a possibilidade de visualizar as opções de Lançamentos Contábeis, Automação de Pagamentos, Administração e Ações.

Dentre outras coisas, tais menus possibilitam aprovar pagamentos e cobranças, visualizar extratos, reconciliação manual e geração de CNAB.

Como saber as permissões existentes em cada categoria?

No módulo de Configurações é possível visualizar quais permissões são garantidas a cada grupo. Para visualizar é necessário acessar: Utilizadores e Empresas ‣ Grupos

Atenção: Esse menu só é visível no modo de desenvolvedor. 

Nesta página será possível visualizar todos os grupos configurados na base. O passo a passo para encontrar os grupos referentes ao Faturamento encontra-se no vídeo abaixo:

Visualizando grupos por aplicação

Uma vez agrupados os grupos, será possível encontrar as permissões apresentadas neste documento dentro de Contabilidade e Finanças.

Ao entrar em um dos grupos, será possível visualizar uma página conforme imagem abaixo. A lista mostrada são todos os usuários que estão associados ao grupo em acessado. 

Grupos de Contabilidade e Finanças

Nessa página também será possível visualizar as permissões de acesso, menus permitidos e páginas permitidas para os usuários configurados com tal grupo. Tais informações encontram-se, respectivamente, nas abas Menus, Visões e Permissões de Acesso. Como pode ser visualizado na imagem abaixo:

Permissões de acesso usuário com permissões de Faturamento

Importante:  As permissões do grupo Mostrar Todas as Funcionalidades de Contabilidade,  no respectivo menu são acrescidas das permissões já garantidas ao usuário de Faturamento.  Analogamente, as permissões mostradas na página do grupo Gerenciador de Faturamento são acrescidas as dos dois grupos mais restritos.


Trustcode, Marina Godinho Domingues
Categoria Contabilidade Versão 0 Última atualização em 07/08/2019 17:06:07