Tipos de Conta Contábeis do Odoo

DRE Balanço 981 visualizações

As contas contábeis no Odoo são utilizadas para fazer lançamentos contábeis originados de faturas de fornecedores, faturas de clientes, pagamento de salários e despesas, dentre outros. Cada tipo de conta pode ser visualizada nos relatórios financeiros do Odoo como o Lucros e Perdas e o Balanço Patrimonial.

Lucros e Perdas

O Lucros e Perdas do Odoo, também chamado de Demonstrativo de Resultados do Exercício ou DRE, tem como objetivo principal apresentar de forma resumida o resultado das operações da empresa. Normalmente, é utilizado um período de doze meses para fazer a apuração. Nele são mostradas contas de Receitas e Despesas.

No Odoo a receita é calculada através das contas: Receita - Custo da Receita + Outras Receitas

Receitas

As vendas da empresa geram crédito nas contas de receitas associadas aos produtos ou serviços vendidos. Contas deste tipo são cadastradas no cadastro das Categorias Internas ou no cadastro dos Produtos ou Serviços individuais. Esta é uma conta obrigatória para a validarmos uma fatura de cliente ou fornecedor.


Exemplo de contas de Receita:

  • Receita com Serviços Vendidos

  • Receita com Produtos Vendidos

Custo da Receita

Esta conta deve ser utilizada em itens que são comprados e utilizados na produção dos produtos. Não são despesas mas sim um custo associado a venda dos itens. Deve-se criar uma categoria de Produtos Comprados (que são utilizados para produção dos produtos vendidos) e em conta de despesa alocar a conta de Custo de Receita.


Também pode-se utilizar este tipo de conta para serviços fornecidos por terceiros (utilizado na emissão de notas para os prestadores de serviço) como por exemplo: 


Exemplo de contas de Receita:

  • Locação de Equipamentos

  • Processos Industriais em Terceiros

Outras Receitas

Outros mecanismos de receita que não são provenientes diretamente da venda de produtos ou serviços podem ser categorizados como Outras Receitas. Como por exemplo:

 

Exemplo de contas de Outras Receitas:

  • Receita com Locação de Equipamentos

  • Juros Recebidos

Já as despesas são calculadas através das contas: Despesas + Depreciação.

Despesas

As compras ou outros gastos da empresa geram débito nas contas de despesas associadas aos produtos ou serviços envolvidos na transação. Contas deste tipo são cadastradas juntamente com as cotas de receita no cadastro das Categorias Internas ou no cadastro dos Produtos ou Serviços individuais. Esta é uma conta obrigatória para a validarmos uma fatura de cliente ou fornecedor.


Esta conta também é utilizada quando temos uma devolução de alguma mercadoria vendida.

 

Exemplo de contas de Outras Receitas:

  • Remunerações e Benefícios

  • Despesas Administrativas

  • Despesas Tributárias (Municipais, Estaduais e Federais)

Depreciação

São alocadas neste tipo de conta depreciações provenientes dos ativos da empresa. Podemos utilizar o módulo da Odoo de Gestão de Ativos para fazer o cálculo da depreciação automática dos bens da empresa. Podemos, é claro, fazer lançamentos manuais utilizando estas contas. 

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da empresa. Assim como o DRE, normalmente, é utilizado um período de doze meses para fazer a apuração. Nele são mostradas contas de Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido.

Os Ativos podem ser sub-divididos em Ativos Circulantes, Ativos Não Circulantes e Ativos Fixos. 

Banco e Caixa

Este tipo de conta se enquadra dentro da categoria Ativos Circulantes do Balanço patrimonial. São cadastradas as contas bancárias e seus saldos bem como o caixa atual da empresa. Sempre que criarmos uma nova conta bancária no sistema ele já cria uma conta do tipo Banco e Caixa para esta conta bancária.

A Receber

São ativos realizáveis a curto prazo, por isso se enquadram na categoria de Ativos Circulantes do Balanço patrimonial. Este tipo de conta é definida no cadastro dos Contatos como por exemplo Clientes A Receber. Nesta conta são debitados quantias que devem ser pagas pelos clientes na hora em que uma fatura é validada. Uma vez que a conta é paga pelo cliente há um crédito nesta conta A receber e um débito em uma das contas de Banco ou Caixa.

Importante!
Contas A Receber são reconciliáveis, ou seja, após o lançamento dos valores nas contas A Receber, podemos registar o pagamento por parte do cliente deste lançamento.

Ativos Circulantes

No Odoo temos uma conta chamada Ativos Circulantes que também está presente dentro da categoria de Ativos Circulantes do Balanço patrimonial.


Exemplos de contas deste tipo no Odoo são:

  • Matéria Prima e Produtos em Estoque

  • Impostos a Recuperar

Ativos Não Circulantes

Ativos não circulantes são investimentos de longo prazo da empresa onde o valor não é realizável a curto prazo, mais especificamente, dentro do ano corrente. Exemplos deste tipo de ativos incluem investimentos em outras empresas e propriedade intelectual. 

Ativos Fixos

Conhecido como Ativo Imobilizado, referem-se a todos os bens permanentes de uma empresa que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata, assim como não há intenção por parte da empresa em abrir mão de tais bens para apurar o seu dinheiro. Geralmente usa-se o termo PP&E, Propriedade, Plantas e Equipamentos.

Pagamentos Antecipados

Pagamentos antecipados são quantias pagas à empresa antes da entrega dos bens e serviços vendidos. Qualquer adiantamento pode ser considerado um pagamento antecipado.

Já os Passivos,  Passivos Circulantes e Passivos Não Circulantes.

Passivos Circulantes

Passivos circulantes são as dívidas ou obrigações da empresa que devem ser quitadas dentro do ano corrente. Exemplos de contas deste tipo são:

  • Adiantamento de Férias e Salários

  • Pagamento atual de Juros ou Dívidas de longo prazo

A Pagar

São passivos realizáveis a curto prazo, por isso se enquadram na categoria de Passivos Circulantes do Balanço patrimonial. Este tipo de conta é definida no cadastro dos Contatos como por exemplo Fornecedores A Pagar e Salários A Pagar. Nesta conta são creditados pagamentos que devem ser realizados pela empresas aos fornecedores ou funcionários. Uma vez que a conta é paga pela empresa há um débito na conta A Pagar e um crédito em uma das contas de Banco ou Caixa.

Importante!
Juntamente com contas A Receber, as contas A Pagar são reconciliáveis, ou seja, após o lançamento dos valores nas nestas contas A Pagar, podemos registar o pagamento por parte da empresa deste lançamento.

Passivo Não Circulante

Obrigações e dívidas da empresa que devem ser quitadas no futuro, e não no ano corrente, ultrapassando o período corrente.

Exemplos:

  • Empréstimos Bancários

  • Financiamentos

Patrimônio Líquido

Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações. 


Em linhas gerais, o significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui descontadas as contas que precisa pagar. Ele representa a fonte interna de recursos da empresa e o quanto seus proprietários têm investido na companhia. Para isso, leva em consideração capital social, lucros acumulados e lucro do exercício atual.

Outros Manuais Relacionados:

Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte